top of page

Cursos

CURSO REGULAR

 

“Espíritas: amai-vos, eis o primeiro mandamento. Instruí-vos, eis o segundo”.

Evangelho Segundo o Espiritismo (cap. VI, item 5)

​

Foi com base nesta lição que o Gelc elaborou cursos que explicam a Doutrina Espírita e divulgam os ensinamentos de Jesus Cristo. Dividido em quatro anos, o curso Regular sobre Espiritismo se estende de fevereiro/março até novembro, com um período de recesso em julho. As aulas são realizadas sempre às segundas-feiras, das 20h às 22h, nas próprias dependências do Gelc.

​

As aulas têm por objetivo apresentar os conhecimentos doutrinários e evangélicos, consubstanciado na Doutrina dos Espíritos, fundamento na Codificação Kardeciana, aos alunos. Através destas lições, o curso busca estimular os alunos a renovar seus valores íntimos, a se conscientizar da necessidade de desenvolver a própria transformação e a compreender o que é amar.

​

Os temas doutrinários e evangélicos são ensinados por meio de aulas expositivas, dinâmicas de grupo e debates entre os alunos. O programa está dividido da seguinte forma:

​

1º e 2º ano: Apresentação a Doutrina Espírita, sua origem e conceitos básicos. Tem como base o livro “Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita”, da Federação Espírita Brasileira (FEB);

​

3º ano: Aprofundamento dos temas ligados à mediunidade e estimula o debate, sob a ótica do Espiritismo, de questões polêmicas da atualidade. Há também aulas práticas;

​

4º ano: Desenvolvimento de pesquisa e leitura crítica de temas espíritas em geral, forma expositores e trabalhadores para as das áreas de Assistência Espiritual e Ensino.

​

​

ESTUDO DO LIVRO DOS ESPÍRITOS

O que é?
Estudo do Livro dos Espíritos, o primeiro livro codificado por Allan Kardec, em 1857. Escrito de forma dialogada (1019 perguntas feitas por Kardec e respostas dos Espíritos), o Livro dos Espíritos (L.E.) traz toda a base filosófica da Doutrina Espírita. A proposta do Estudo do L.E. é ler e discutir as perguntas e respostas, sequencialmente, a fim de que os participantes possam dar início à compreensão do Espiritismo como um todo.


Quem pode participar?
Aberto a todas as pessoas interessadas.

 

Como faço para participar?
Não há necessidade de inscrição.

 

Quando acontece?
Todas as terças-feiras (via Google Meets), das 18h30 às 19h15.

​

​

ESTUDO DO EVANGELHO

O que é?
Leitura e estudo sequencial do Novo e Velho Testamentos. O estudo de cada capítulo, de cada versículo é seguido por discussões sobre o seu entendimento, considerando-se o contexto sociocultural, político e religioso da época.


Quem pode participar?
Aberto a todas as pessoas interessadas.


Como faço para participar?
Não há necessidade de inscrição.

​

​

​

​

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE EXPOSITORES, MONITORES E DIRIGENTES

Tem por objetivo capacitar trabalhadores que concluíram o Curso Regular de Doutrina Espírita para atuarem como expositores, monitores e dirigentes de áreas, aprofundando os estudos e esclarecimentos de técnicas necessárias.

​

​

 
CURSO DE PASSE E DE CURA

As aulas ministradas no Curso de Passe, contendo temas doutrinários e evangélicos, objetivam orientar e ampliar a visão dos alunos sobre a finalidade do Passe e a importância deste trabalho oferecido na casa espírita e formar passistas para atuar no Departamento Espiritual.

​

O curso tem duração de 45 dias, iniciando em primeiro de julho. As aulas, no total de dez, são expositivas, aulas práticas e dinâmicas de grupo.

​

É requisito para participar do curso, que o aluno esteja frequentando o Curso da Doutrina Espírita,  a partir do 2º. ano ou que o tenha concluído.

​

​

bottom of page