top of page

O Gelquinho promove a Educação Espírita infanto-juvenil na casa desde 1992. O trabalho atende um espectro amplo, de crianças de 4 anos a adolescentes de 16 anos, contando também com a participação efetiva de pais, mães ou responsáveis.

​

Baseado nos princípios da Doutrina Espírita, formulada por Allan Kardec, o Gelquinho busca transmitir não apenas o conhecimento dos ensinamentos de Jesus, mas a sua prática, considerando que é neste período de vida que a criança e o adolescente estão mais abertos ao amor e receptivos ao bem.

​

O Gelquinho fundamenta-se na Pedagogia Espírita, que considera a criança um espírito reencarnado. Sob este ponto de vista, o ser humano está recomeçando uma nova existência com o intuito de ser educado novamente para desenvolver seu potencial. E, como espírito, com sua bagagem, deve também ser estimulado a participar e contribuir ativamente nesse processo de ensino e aprendizagem.

​

"É um momento privilegiado no nosso processo pedagógico do Espírito imortal. Por isso Jesus disse ‘vinde a mim os pequeninos’ e convivia amorosamente com as crianças, para escândalo dos discípulos" atesta a pesquisadora Dora Incontri, autora de diversos livros sobre Educação Espírita.

​

O Gelquinho conta com uma programação baseada no “Livro dos Espíritos” e no Evangelho, adaptada a cada faixa etária. O programa promove encontros todas as manhãs de sábado, quando cada tema é desenvolvido através de dinâmicas e atividades práticas diversificadas, muitas delas direcionadas aos trabalhos sócios assistenciais da casa. No 4º sábado do mês, as atividades são externas e têm conexão direta com os conteúdos em desenvolvimento.

​

Para favorecer o crescimento espiritual das crianças, os educadores atuam em conjunto com os pais. São discutidos os temas abordados com os pequeninos, as questões da educação, da vida em família e da sociedade, sempre à luz do Espiritismo.

​

As atividades são divididas em dois momentos, no mesmo horário, todos os sábados das 9h45 às 11h: Educação Espírita infanto-juvenil e Reunião com os pais.

​

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição na Secretaria do Gelc.

bottom of page