EVANGELHO NO LAR

Prática ensinada pelo próprio Jesus Cristo, que se reunia com os apóstolos e seguidores na casa de Pedro, há dois mil anos, o Evangelho no Lar é uma reunião em família ou entre amigos, em dia da semana e horário pré-definidos, para uma troca de ideias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do próprio esclarecimento dos participantes e do equilíbrio no lar. Não se trata de uma reunião mediúnica, o que não deve ser realizado dentro do lar.

Encontro fraternal, o estudo no lar conta com a participação de espíritos amigos e até de familiares desencarnados, que aproveitam a oportunidade para estimular a reflexão e o crescimento espiritual dos encarnados que participam do encontro. Há espíritos ainda que fazem parte do grupo para também se esclarecerem.

O Evangelho em casa é recomendado pela Doutrina Espírita como recurso poderoso de limpeza espiritual do lar, pela energia iluminada e restauradora que propicia e pela sintonia com os bons espíritos. Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e de bênçãos para o grupo familiar e para toda a área em que esteja instalado o lar que o pratique.

Por que fazer o Evangelho no Lar?

 O Evangelho atrai os bons espíritos e afasta aqueles mal-intencionados. Como explica o escritor Richard Simonetti, “o estudo do Evangelho no Lar abre as portas da nossa casa aos benefícios espirituais, da mesma forma que desentendimentos, brigas e xingamentos favorecem o assalto das sombras”.

O estudo também conduz os participantes a uma compreensão racional dos ensinamentos do Cristo, levando-os ao esclarecimento e à aceitação de tê-los como roteiro seguro para a vida. Ajuda a superar as dificuldades dentro e fora do lar, acendendo a luz da compreensão e da paciência.

Modifica ainda o padrão vibratório dos pensamentos e sentimentos, desanuviando as mentes congestionadas com as criações inferiores, agentes da enfermidade e dos desequilíbrios. Com Jesus no Lar, pelo estudo e vivência do Evangelho, tem-se a verdadeira paz.

Com o Evangelho no Lar, reforçam-se as defesas magnéticas da casa, impregnando o ambiente espiritual das energias positivas que desestimulam toda ação maléfica. É uma verdadeira segurança espiritual que passa a funcionar em benefício de todo o grupo.

Como fazer o Evangelho?

Escolha um dia da semana e um horário nos quais todos dos membros da família, ou sua maior parte, possam estar presentes. E observe rigorosamente esta mesma data e hora toda semana para facilitar a assistência espiritual e consolidar o hábito da reunião. Na impossibilidade de outros participantes, pode ser realizado por uma única pessoa, que o fará desde a prece inicial, em tom de voz normal.

O Evangelho começa com uma prece inicial, simples e espontânea. Em seguida, os participantes fazem uma leitura de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” ou dos textos evangélicos da própria Bíblia, sempre na sequência do livro, começando pela introdução. Em cada reunião, lê-se um pequeno trecho.

Após a leitura, os participantes fazem comentários breves sobre o assunto abordado, sempre em sintonia com Jesus e sua amorosidade, sem críticas entre os participantes. Cada um expõe o que entendeu da leitura, com boa vontade e fé – na semana seguinte, a leitura deve seguir do ponto onde parou. Aproveitando o clima edificante do encontro, faça uma vibração, que vem a ser uma doação ao próximo. Um bom pensamento, uma palavra de carinho, um sentimento de bem que enviamos a todos os necessitados é doação e caridade. Por fim, vibra-se pelo próprio lar e por todos que nele habitam.

A vibração é seguida por uma prece de encerramento, também simples, com o objetivo de agradecer ao Senhor e ao Plano Espiritual pela sustentação que deram ao estudo, um clima de paz e harmonia. É recomendado que toda a realização do Evangelho não ultrapasse 30 minutos.

Sempre bom lembrar as palavras do próprio Jesus: “Porque onde estiverem reunidos em meu nome, lá estarei presente” (MATEUS, 18:20).

Observações, cuidados e sugestões

Após definir dia da semana e horário de realização do Evangelho no Lar, cuide para manter a assiduidade e a pontualidade na atividade, uma vez que se trata de compromisso firmado com a Espiritualidade. Evite transferir ou suspender a reunião por causa de alguma de visita inesperada e compromissos de última hora. Visitantes e hóspedes são bem-vindos para participar do Evangelho.

Evangelho no Lar não é reunião mediúnica. Trata-se apenas de estudo e fraternal troca de ideias. Atividades mediúnicas devem ser realizadas somente sob a proteção de um centro espírita. Pode-se colocar água para ser fluidificada pelos Espíritos presentes durante a reunião. Música suave pode contribuir para melhor ambientação, auxiliando as vibrações e preces.

Quando houver crianças, pode-se complementar a leitura com livros infantis, como “Jesus no Lar”, “Alvorada Cristã”, “O Evangelho da Meninada”, “Cartilha do Bem”, “Histórias que Jesus Contou”, “Os Meus Deveres”, etc. Podem ser feitas leituras complementares alternativas, de jornais e revistas, desde que ofereçam conteúdo adequado à reflexão, conforme os objetivos do Evangelho no Lar.

Bibliografia de apoio: “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec; “Fonte Viva”, “Pão Nosso”, “Caminho, Verdade e Vida”, “Vinha de Luz”, “Palavras de Vida Eterna”, de Francisco Cândido Xavier em parceria com o espírito Emmanuel; “Minutos de Sabedoria”, de Torres Pastorino.

Grupo Espírita Lázara da Conceição 

Rua Ferreira de Araújo, 840 | Pinheiros

05428-002 | São Paulo - SP

11 3034-0858

sitegelc@gmail.com

  • Facebook Clean Grey